blog

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: QUAIS AS VANTAGENS?

Hoje, não basta abrir uma empresa, gerar lucro para os investidores e estar em dia com suas obrigações. Tudo isso é importante, mas é preciso dar um passo além. O empreendedorismo social é a modalidade que agrega preocupação ambiental e com a comunidade, traduzindo-se em um formato moderno de gerar riqueza — entenda-se como riqueza toda a forma de melhorar a vida das pessoas de forma consciente e responsável. .

O que é empreendedorismo social?

. Ele possui todas as características do empreendedorismo tradicional, ou seja, busca lucros, mas também ajuda a resolver os problemas sociais por meio de sua atividade. Entre os objetivos dessa modalidade, estão o combate à pobreza, redução da desigualdade e discussões para melhorar a relação com o meio ambiente. .

Perfil

.

  O empreendedor social tem um perfil arrojado, como todo empreendedor deve ter. Porém, com uma característica extra: altruísmo. Além de pensar no lucro da empresa, ele exala uma preocupação com o outro, com o impacto e a transformação social. Muitas vezes são chamados de revolucionários, pois ao se recusarem simplesmente a tocar um negócio, eles buscam mudar o mundo com inovação e práticas responsáveis. Tudo isso implantado no tradicional mundo dos negócios. .

Apoio global

. Algumas entidades internacionais apoiam e investem no empreendedor social. No Brasil, três ONGs se destacam na promoção dessa modalidade. A Artemisia e a Ashoka disseminam e fomentam negócios que trabalham com a questão social na pauta. São pioneiras nessa modalidade e possuem dezenas de parceiros. A Fundação Schwab avançou e criou o Prêmio Empreendedor Social no Brasil, além de ter criado uma rede global com mais de 250 líderes sociais. .

Inovação

. Em uma época em que a competição é acirrada, ter somente boas ideias não basta. É preciso inovar, participar da vida comunitária por meio da empresa. Por exemplo, empresas que se preocupam com a sustentabilidade dos seus produtos e mostram preocupação com o planeta estão um passo à frente das concorrentes. .

Atividade ampla

. Praticar empreendedorismo social é uma atividade ampla, sem restrição de negócio. Você pode optar por uma empresa ligada à educação, tecnologia, saúde, ou a um comércio. Não importa o ramo do negócio, o que vale é descobrir maneiras de exercer a sustentabilidade. Também não há necessidade de olhar somente para a comunidade próxima da sua empresa. Você pode ajudar pessoas que moram distantes, em locais que precisam de apoio, principalmente em relação à geração de emprego e educação. Dessa forma, sua empresa ganhará relevância local e regional e fará com que as comunidades assumam compromissos e melhorem de vida. .

As vantagens do empreendimento social

. A principal é inserir grupos de baixa renda na cadeia produtiva, levando-os a uma condição de vida melhor. Sua empresa aparece como a responsável por essa ação, o que gera uma publicidade positiva. Uma das características do empreendimento social é produzir itens e serviços de preços acessíveis, o que vai levar à comunidade, ter condições de se inserir no mercado consumidor de forma responsável. As demandas dessa população também vão aumentar, como exigir saúde, educação, saneamento. O empreendimento social também encontra talentos em áreas menos favorecidas, o que garante acesso a ideias até então sufocadas. A empresa poderá multiplicar suas ações de forma consciente. ———– Veja a matéria completa  ” EMPREENDEDORISMO SOCIAL: QUAIS AS VANTAGENS? “ , Descola.