mural

6
Set

Inteligência Artificial pode ser usada por todas as empresas?


Por Co_labore

quarta 06 2

O que antes era possível apenas em filmes de ficção científica, como robôs que desenvolvem tarefas, já está presente em companhias, centros médicos e indústrias no mundo todo por meio da Inteligência Artificial. Segundo dados da Tractica, que atua com  análise de mercado, o setor de produtos e serviços de IA atingirá US$ 36 bilhões em 2025. “O uso da IA é a chance de o Brasil ser empreendedor e inovador, aproximando-se de países mais avançados”, diz o consultor Cezar Taurion, sócio e head de transformação digital da Kick Ventures.

Mesmo com perspectivas altas de investimento e possibilidade de ganhos para as empresas e para a economia, a tecnologia ainda gera dúvidas. Pensando nisso, o editorial da DXC Technology apurou cinco mitos e verdades sobre IA:

1. Inteligência Artificial funciona como o cérebro humano
Mito. Hoje, quando se trata de IA, os equipamentos realizam apenas tarefas específicas e relacionadas ao contexto em que se encontram. Por exemplo: um sistema de Inteligência Artificial programado para dirigir um veículo autônomo, não será bom em jogar xadrez ou fazer uma prova de história. “Um sistema que seja abrangente como o cérebro humano ainda está muito distante da realidade”, ressalta Taurion.

2. Inteligência Artificial impacta a competitividade
Verdade. Para as empresas, o uso da IA não representa um passo futurista, mas sim uma adaptação de uma realidade que pode ser decisiva para não perder espaço no mercado. De acordo com Taurion, trata-se de uma das tecnologias mais poderosas atualmente, pois a medida que evolui pode gerar mudanças significativas nos modelos de negócios, nos empregos e na forma como algumas atividades são desempenhadas.

3. Inteligência Artificial mudará o mundo em poucos anos
Mito. Segundo a consultoria americana  McKinsey, apesar de 60% das funções terem potencial de terem, pelo menos, 30% de suas atividades automatizadas, hoje apenas 5% das atividades podem ser inteiramente substituídas por tecnologia. “Nas indústrias, por exemplo, haverá a ampla substituição de trabalhos humanos, mas não agora. A tecnologia deve gerar grandes mudanças apenas daqui 20 ou 25 anos”, diz Taurion.

4. Inteligência artificial pode ser usada em várias áreas
Verdade. O uso da IA passa por todos os setores. Nas instituições bancárias, por exemplo, pode auxiliar na extração e estudo de imagens em ATMs (caixas eletrônicos), detectando atitudes suspeitas; no setor de seguros, analisar fotos de veículos acidentados, identificando as partes do carro que foram afetadas e o grau de dano; e, na área militar, pode ser embutida em drones armados e chegar a tomar decisões sobre efetuar (ou não) ataques.

Para continuar lendo acesse: http://dxc.itforum365.com.br/tendencias/inteligencia-artificial-pode-ser-usada-qualquer-area-mitos-verdades