mural

29
Ago

É Possível Ser Empreendedor na Terceira Idade?


Por Co_labore

terca 29 2

Se antes a terceira idade se resumia a ficar em casa, levando uma vida tranquila e sem muitas emoções, hoje, aqueles que já atingiram a maturidade são vistos com outros olhos. É grande o número de pessoas que, após a aposentadoria, decidiram empreender, seja para ter uma renda melhor ou mesmo como uma forma de buscar a realização pessoal.

Então, posso dizer que a resposta para o questionamento inicial é: Sim! Inclusive, quem está na terceira idade possui características importantes para o empreendedorismo e que podem oferecer vantagens interessantes para os negócios. Se você está nessa fase da vida, ou conhece alguém que está, e pensa em abrir uma empresa, continue acompanhando e saiba mais.

As Vantagens de Empreender na Terceira Idade

Para empreender é preciso ter algumas características que podem ser inatas ou adquiridas. A sigla CHA resume essas características, que são: Conhecimento, Habilidades e Atitudes. Levando-as em conta, as faixas etárias mais indicadas para começar um negócio são: na juventude, entre 18 e 24 anos de idade, e na maturidade.

Isso porque os jovens estão cursando ou concluindo a universidade, então irão utilizar tudo o que acabaram de aprender para tomar decisões mais acertadas. Já no caso da terceira idade, a grande experiência profissional e de vida faz toda a diferença na realização dos projetos. Além disso, o fato de já terem se aposentado e terem uma certa estabilidade financeira torna o processo mais simples.

O empreendedorismo na terceira idade tem se tornado cada vez mais comum porque muitas pessoas não conseguem se adaptar à vida pacata após a aposentadoria. No início, o fato de não ter mais hora para acordar e poder ter uma rotina livre parece incrível, mas, com o tempo, a falta de uma atividade profissional começa a incomodar e é aí que muitos resolvem abrir o seu próprio negócio.

Maturidade: Momento Para Cuidar de Si

A juventude é a fase em que a vida profissional começa e precisamos batalhar para conquistar o nosso espaço. Com o tempo, muitos conseguem chegar onde queriam, outros não, mas a vida vai se encaminhando, muitos casam, vem os filhos e, com isso, surgem novas preocupações. Na maturidade a vida se estabelece, os filhos estão independentes e, então, é hora de cuidar de si e realizar sonhos que ficaram para trás, seja por falta de tempo, oportunidade ou porque não eram uma prioridade.

Se você acredita que tem perfil empreendedor, mas acha que está velho demais para abrir um negócio, aconselho que reveja os seus conceitos, pois essa pode ser a grande chance da sua vida de trabalhar em algo pelo qual tenha verdadeira paixão. Depois de tantos anos se preocupando em cumprir as ordens do chefe, educar os filhos e cuidar da família, aproveite este momento para cuidar de si e da realização dos seus sonhos.

O Empreendedorismo na Terceira Idade no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) constatou que de 2007 até hoje o número de empreendedores iniciantes entre 55 a 64 anos duplicou. Em 2007, o percentual de pessoas que começaram uma empresa dentro dessa faixa etária era de, apenas, 4,9%. Atualmente, este número saltou para incríveis 15%, colocando o Brasil na frente de países como Alemanha, Estados Unidos, México, Rússia, entre outros.

Quando se trata de empreendedores já estabelecidos, a porcentagem daqueles que possuem entre 55 e 64 anos é de 23,9%. Esses números mostram o quanto as pessoas já maduras são importantes dentro do universo corporativo. Inclusive, muitos empreendedores mais jovens buscam por sócios mais experientes porque sabem o quanto eles podem agregar ao negócio.

Dicas Para Empreender na Terceira Idade

Se depois de ler todas essas informações decidiu que realmente quer empreender na terceira idade, confira algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

Cuide do Seu Patrimônio

Antes de tomar qualquer decisão, tome cuidado para não comprometer o patrimônio que levou boa parte da vida para conquistar. Por isso, tenha cautela ao decidir fazer algum planejamento, se informe e busque aconselhamento com empresários que já tenham experiência.

Pense na Sua Qualidade de Vida

A sua qualidade de vida deve ser uma prioridade na terceira idade, então lembre-se de considerá-la ao decidir o tipo de negócio que pretende abrir. Trabalhar é bom, mas pense que deve dedicar um tempo para o seu bem-estar e saúde.

Faça Algo Que Goste

É importante que invista em um negócio que vá te dar prazer e realização pessoal. Optar por um ramo com o qual não tem a menor afinidade apenas porque é mais rentável pode não ser uma boa. Pense naquilo que irá, sim, ser rentável, mas que te deixará feliz ao se levantar todos os dias para trabalhar.

Para ler a matéria acesse: http://marcusmarques.com.br/empreendedorismo/possivel-ser-empreendedor-na-terceira-idade/